Sunday, September 25, 2005

"Se falares muito perdes votos"

Cavalgava eu pela noite fora, sem rumo e sem orientação, quando o destino me fez paragem e me convidou a desfrutar um pouco daquela noite fria e solitária num local bem divertido. Fórum Cultural de Ermesinde, era assim que se chamava o dito local. Ao que parece havia lá um qualquer espectáculo de mágia, intitulado de Magic Valongo, com ilusionistas vindos de toda a parte do mundo. A principio nada daquilo me chamou à atenção, já que eu não sou grande adepto desta actividade, mas como não tinha mais nada que fazer resolvi apear a minha mula e dar um salto até ao local e ver uns quantos gajos a fazer e desaparecer objectos.
Pensei eu para os meus botões: "pode ser que aprenda aqui alguma técnica de fazer desaparecer carteiras dos bolsos dos cabrões dos ricaços". Sim, porque isto de andar de armas em punho e com um bando de assaltantes atrás, dá muito nas vistas, hoje em dia existem alarmes, cofres e outras merdas com que eu e a minha quadrilha não nos tinhamos de deparar sempre que limpavámos a casa de algum ricaço há uns 150 anos atrás.
Bom, mas dizia eu, lá entrei, tirei o chapéu e sentei-me sossegado no meu canto à espera que aquilo começasse. Até que surge o grande momento da noite, antes mesmo de se dar início ao espectáculo, o apresentador, um espanhol de seu nome Jandro, chamou um senhor muito velhinho ao palco. "Perguntei-me eu: quem é aquele idoso todo fodido? Coitado, tem ar de quem tem alguma doença grave, tem um ar mesmo fodido". Perguntei ao gajo que estava ao meu lado, e ele disse-me que era um tal de Melo, o presidente da câmara municipal. Muito bem, chamado ao palco pelo Jandro, o senhor lá caminhava com alguma dificuldade, meio suspenso no ar, e chegado aí, o Jandro olha para ele e diz-lhe: "Vê se falas pouco, porque se falares muito perdes votos". Risada geral na sala, um aviso que veio mesmo a calhar. Segundo ouvi dizer, minutos mais tarde, o tal Melo chamou de retretes as sedes de campanha de uma sua adversária na corrida à câmara.
Ao que se diz, a "boca" do homem foi tão foleira e tão baixa que só por isso já perdeu umas centenas largas de votos. Bom, a explicação para esta atitude assanta no facto de o senhor já ser muito velhinho e estar senil, informação esta que recolhi do banco detrás do meu, de dois senhores que se viraram um para o outro e disseram: "Ó nelo, olha pró gajo, tá todo fodido, nem andar pode, coitado. O que ele quer é a pinguinha, e mais nada". Realmente o tal Melo estava mesmo com um aspecto cansado e débil. Mas pelo vistos tem algumas pessoas que ainda se interessam por ele, pessoas como Jandro, por exemplo, que deve ter tido conhecimento de antemão de que o senhor ultimamente não diz coisa com coisa, daí antes mesmo dele começar a cuspir para o microfone o ter avisado para falar pouco pois senão arriscava-se a perder ainda mais votos. Conselho este que o senhor seguiu à risca, pois nada de jeito disso, nada de novo, como disseram os tais individuos sentados na fila atrás da minha. O que é certo é que o senhor Melo, ainda mal o espectáculo tinha começado, já estava a sair, amparado por um tal de vereador Zé, da sala, pois se calhar estava na hora de ir tomar os medicamentos e ir para a caminha. Mas a "palhaçada" não se ficou por aqui, pois o Jandro é mesmo levado da breca.
A certa altura vira-se para um dos candidatos do partido do senhor Melo, que dava pelo nome de Mário (foi assim que ele disse que se chamava) e pediu-lhe para pensar num número. Em seguida Jandro pediu que o senhor Mário dissesse em voz alta o número que tinha pensado, ao que ele lhe respondeu com um ar do tipo: "vou-te foder espanhol da merda", e disse um número altissimo, do género 211.983.506, só para complicar a vida ao Jandro que supostamente iria mostrar um papel com o número que o senhor Mário havia pensado. Conclusão desta merda, o Jandro ficou com a actuação estragada, pois não conseguiu adivinhar o número, mas virando-se para o senhor Mário (que se ria às gargalhas da sua facenha de ter conseguido enganar o mágico apresentador) e disse-lhe: "Gracias, és mesmo um cabrón". Nova gargalhada na sala. Bom, parece que o Jandro se anda a informar muito bem sobre as pessoas da Câmara de Valongo. Ah, em relação ao espectáculo até foi engraçado, mas continuo a não ser grande fã do ilusionismo. Fiquei mais fascinado com o espectáculo protagonizado pelos artistas da Câmara de Valongo. Tá na hora de picar a mula. A gente vê-se por aí.

2 Comments:

Blogger José Carlos Gomes said...

Muito bom!!!

3:45 PM  
Blogger João Pedro said...

Parece que temos de levar esse Jandro comer uma francesinha ao Torres! É o maior!

P.S. Boa escolha para nome do Blog e... Bem Vindo à Blogoesfera!

4:15 PM  

Post a Comment

<< Home