Monday, April 30, 2007

Um agradável sábado passado na cidade mais bela de Portugal...




Boas tardes caros companheiros(as). Não, o Bando do Zé do Telhado não morreu como muita gente anda por ai a pensar... hehehehehe. Continuo vivo, e este espaço também, embora nos últimos tempos esteja mais morto do que vivo, como diz o povão. A razão para este semi-abandono, por assim dizer, é a mesma de sempre: O FILHO DA GRANDE PUTA DO TRABALHO.
É, as coisas não andam muito famosas cá pela tasca, problemas e mais problemas. Depois há a saúde cá do je, que também não anda lá em grande estado. Enfim, é a minha sina.
Bom, mas não vos vou mais moer a moleirinha com os meus problemas, até porque como diz o meu médico neurologista «quanto mais um gajo pensa nos problemas mais conta dá da nossa mona...», ehehehehehe, acho que foi mais ao menos isto o que ele me procurou transmitir na última visita que lhe fiz. E foi isso precisamente o que eu fiz neste último fim de semana, ou seja, deitei tudo para trás das costas e toca a curtir um pouco a puta da vida. E para isso nada melhor do que sair da toca para dar um passeiozinho com a família. E o destino escolhido não poderia ter sido melhor. COIMBRA. A bela Coimbra. Antes do mais quero confessar que adoro esta cidade desde o dia em que a conheci, e isso já foi há uns valentes anos. Para além de bela, como já disse, é uma terra que carrega consigo uma história muito rica. Cada cantinho seu, cada ruela, cada praça, cada pessoa transmite-nos um pedaço de história... o Choupal, a Sé Velha, a Universidade, os estudantes sempre vestidos de negro que dão um ambiente único às ruas da cidade, o Mondego, as estreitas ruelas que para quem não as conhece mais parecem um labirinto, as tasquinhas típicas, o fado (belíssimo), os Belle Chase Hotel (ehehehehehe), entre outras maravilhas mais.
De facto, se existe uma cidade onde eu gostava de viver seria Coimbra. Pois bem, no passado sábado o Zé do Telhado pegou na famelga e picou a mula por aí abaixo até à Cidade dos Estudantes. Este passeio teve como finalidade não só espairecer a mona mas também, e sobretudo, cumprir uma velha promessa que eu em tempos fiz ao meu pequeno Zé do Telhadito, leva-lo ao Portugal dos Pequenitos (PP). Pequenitos e graúdos, pois eu também devo confessar que gosto imenso daquele local. Mas do que eu mais gostei foi de ver o Zé do Telhadito aos pulos assim que lá entrou, maravilhado com as casinhas pequeninas, e sobretudo feliz por finalmente passar um dia inteiro com o pai, coisa que já não aconteceia há algum tempo. O pior foi tirá-lo de lá, tendo eu a necessidade de lhe prometer que em breve lá iremos outra vez... ehehehehee. Depois ainda deu tempo para mostrar à minha dama alguns dos sítios mais pitorescos da cidade, e ao mesmo tempo matar saudades daquela que para mim é a cidade mais bela de Portugal.
Para vocês este simples post nada deve dizer, mas para mim diz muito, pois há muito que eu não tinha um dia tão agradável (e descansado) como no último sábado. Deixo-vos com três fotos por mim tiradas (na primeira podem ver o Zé do Telhadito, de costas, a preparar-se para entrar em mais uma casinha no PP... eheheheheh) deste dia tão aprazível na "pérola situada à beira do Mondego" e que será muito difícil repetir nos próximos tempos... :-(((

15 Comments:

Blogger D. said...

ehehe... o portugal dos pequeninos é de facto um sítio muito genial. só discordo num ponto, embora coimbra seja linda, não consegue ser melhor que o porto. essa sim, a cidade mais bonita do mundo... eheeheh

2:41 PM  
Blogger Zé do Telhado said...

É, de facto o Portugal dos Pequenitos é um local bem catita e super divertido, e o meu Zé do Telhadito que o diga, pois ainda hoje não se cala com as casinhas pequeninas... ehehehehehe
Quanto ao facto de uma cidade ser mais bonita, ou não, do que a outra, eh pá, são opiniões.
Eu tb sou natural do Porto e continuo a dizer que Coimbra é muito, mas mesmo muito, mais bonita e interessante do que o Porto.
São duas cidades com uma história riquissima, sem dúvida alguma, mas enquanto Coimbra continua a orgulhar-se desse passado histórico, dessa riqueza que carrega consigo, o Porto não, tornou-se numa cidade fria, cinzenta, triste, e onde se está a esquecer aos poucos essa tal riqueza. Eh pá, por outras palavras sinto o Porto uma cidade adormecida, desligada de si mesmo. E isso vê-se, por exemplo, nas pessoas. Mas este é um pequeno exemplo da razão pela qual eu gosto muito mais de Coimbra do que o Porto. Coimbra é Coimbra, a cidade mais bela de Portugal... eheheheheh.
Ah, perde numa coisa em relação ao Porto; não, não é o FCP em relação à "mui nobre" Briosa (Académica), mas sim em relação aos morfes. Eh pá, lá come-se um bocadinho pró mauzinho em comparação com o Puorto. Em termos de morfes aquilo é um problema...
Mas prontos, nada é perfeito como se costuma dizer... ehehehehehe.

6:09 AM  
Blogger raquelvilas said...

E eu nunca lá fui... que cena!!
Nunca fui ao Portugal dos Pequeninos! ;,(

Que vergonha... devo ser das únicas pessoas neste país que nunca lá puseram os calcantes...

6:41 AM  
Blogger raquelvilas said...

This comment has been removed by the author.

7:07 AM  
Blogger raquelvilas said...

Mas agora tenho de concordar que o Porto é uma cidade que me deslumbra!!

Agora que estou "de férias"... descobri que perdi algo de muito precioso que já tinha como sendo meu: a minha passeata pela cidade do Porto sem deslocação propositada... isto é: passou a fazer parte da minha rotina diária atravessar o centro do Porto a pé para ir trabalhar!! E olhem que eu não gostava nada de andar a pé!

Inicialmente ía desconfiada no combóio... receosa dos assaltos, coisa que achava que se passava a torto e a direito nessa cidade. Com o tempo passei a adormecer quase logo que me sentava, embalada pelo combóio. Mas nunca deixei de acordar a tempo de olhar o rio e as suas pontes... por vezes os barquinhos a passar lá em baixo... aquelas casinhas decadentes... o túnel!

O Porto é uma cidade fria, cinzenta e triste? Não acho... o Porto é uma cidade carregada de misticismo... há muito mais por trás daquelas edifícios de paredes imponentes e silenciosas! Só que o Porto, não vive no passado, apesar de orgulhar-se dele! O Porto está a transformar-se numa cidade prática, que tenta responder às necessidades de quem nela vive, sem deixar de ser lindo!

O grande mal da maioria dos portugueses é que vivem do que os antepassados fizeram em vez de tentarem fazer alguma coisa no presente, pelo presente e pelo futuro!

Veja-se o hino nacional!!
Tragam-no para o presente!!
É uma hipocrisia... ninguém marcha contra canhões!! Heróis do mar... só se forem os pescadores... Nação Valente, então nem discuto!! Ás armas!! Ás armas!! Deus me livre!!

Coimbra não conheço profundamente... só lá estive de passagem algumas vezes... mas o Porto é lindo e estou cheia de vontade de voltar para lá!!

7:10 AM  
Blogger João Pedro said...

O Porto é uma cidade mal tratada. Principalmente na parte mais histórica, a ribeirinha. Muitas casas a cair e podres. Para além da falta de zonas verdes e de lazer. Custa mas é verdade. Coimbra já não me lembro bem, nem do Portugal dos putos. Mas tenho aquela fantasia de que será das cidades mais interessantes de Portugal, seria a melhor cidade para se viver, será a cidade com mais jovens com ideias e a cidade mais tertuliana.

Para além de ser a "dona" da grande Figueira da Foz. Muitas e boas férias lá passei.

P.S. Ó Raquel, alto desvaneio esse com o hino, hein!... :)

1:48 PM  
Blogger Zé do Telhado said...

Bem, antes do mais quero dizer que não pretendo com isto desencadear aqui uma guerra entre fãs do Porto e de Coimbra...eheheheh.
Nada disso. Volto a dizer que opiniões são opiniões e valem o que valem. Cada um tem a sua.
Eu gosto mais (muito mais) de Coimbra do que o Porto, por inúmeras razões.
Eu sou um apaixonado por Coimbra, admito-o, prontos. Tenho o sonho de lá viver um dia, e hei-de concretiza-lo, nem que seja para lá gozar a minha reforma... ehehehehe. Mas vou lá viver um dia, lá isso vou.
O Porto não me diz nada, apesar de lá ter nascido. Volto a dizer que é uma cidade fria, cinzenta, triste e como o JP disse e muito bem, é velha e a cair aos pedaços.
Não gosto do Porto, prontos. Ah, e quando digo que Coimbra é uma cidade com história, e que se orgulha desse passado histórico, não quero dizer que a cidade vive mergulhada apenas nesse passado, nada disso. É uma cidade com passado histórico moderna. É uma cidade que se orgulha, e muito do seu passado, e que está visivelmente virada para o futuro. Aliás, muito mais do que o Porto. E prova disso, e o JP disse e muito bem, e que Coimbra é uma cidade jovem, com ideias e ideais modernos, até porque tem o factor da universidade. O Porto é precisamente o contrário, é velha e moribunda. Faz-me lembrar um pouco uma cidade espanhola onde estive uma vez, chamada Albacete, uma cidade fantasma, também muito fria, velha e cizenta. Uma cidade fantasma. E o Porto é neste momento uma cidade fantasma, sem alma, sem vida. Por tudo isto, e muito mais, o Porto é para mim uma cidade sem qualquer interesse. Volto a repetir, PARA MIM, na minha opinião.... ehehehehehe.

3:15 AM  
Blogger José Carlos Gomes said...

Ou Coimbra mudou muito nos últimos cinco anos ou está mais podre e a cair aos pedaços do que o Porto. Vocês conhecem a Rua da Sofia e as artérias adjacentes?

E isso de ter jovens com ideias era na década de 1960...

1:30 AM  
Blogger João Pedro said...

Sabes lá o dizes. Pode ter poucos jovens com ideais... mas é a cidade em Portugal que mais mostra sinais de o ter...

12:57 PM  
Blogger Zé do Telhado said...

"E isso de ter jovens com ideias era na década de 1960..."

Coimbra foi, é, e sempre será a cidade onde os jovens têm "miolos" ao contrário dos labregos do Puorto. Concordo inteiramente com o JP: Sabes lá o k dizes.

10:02 AM  
Blogger José Carlos Gomes said...

Mostra sinais de ter jovens com ideias? Em quê? Coimbra tem-se distinguido em alguma coisa de relevante? O maior coninbricense pirou-se de lá mal pôde. Aquilo existe apenas em torno da universidade e da vida académica. E, como sabemos, a vida académica costuma ser das coisas mais elevadas... Já não há crises estudantis como as da década de 1960... Porque não andam por lá Zecas Afonsos, Adrianos Correia de Oliveira, etc... Aquilo é uma cidade pequena, que vida da borga estudantil. Em que é que isto é bom?

11:00 AM  
Blogger Zé do Telhado said...

"O maior coninbricense pirou-se de lá mal pôde".
Agora fizeste-me rir a bom rir. Tu não me digas que esse grande coninbricense é o teu QUERIDO amigo JP Simões???? É que se te estás a referir a ele deixa-me mandar outra gargalhada... AHAHAHAHAH!
Tem juízo.

Tudo bem que Coimbra é conhecida principalmente pela sua Universidade, mas daí a viver só e exclusivamente em torno dela vai uma grande diferença. Pelos vistos já não vais lá há muito tempo. Aproveita um dia de folga e dá lá uma saltada.
Vais gostar do que irás ver, acredita.

Continuo a discordar ctg quando dizes que os jovens de Coimbra não têm ideias e não sei quê não sei que mais, e que a cidade não se tem distinguido em nada. Olha que eu tenho visto, em tempos recentes, muitos "produtos" saídos de lá, quer na música (não, não estou a falar no Simões nem nos BCH), nas letras, na pintura, no desporto, etc.etc. E tudo malta nova.
Sabes que eu também leio jornais... ehehehehehe.

6:45 AM  
Blogger José Carlos Gomes said...

E pelos vistos lês mais jornais do que eu: além do JP Simões e das várias encarnações do lendário homem tigre não conheço nada que tenha saído de lá. Mas se conheces, repito, é porque afinal lês mais jornais do que eu.

9:52 AM  
Blogger D. said...

obrigada pelo parte em que me chamaste de jovem labrega. o Porto é simplesmente lindissimo, porque tem aquele ar melancólico de escrita, porquem tem um sotaque doce em cada esquina e porque é de facto a única cidade que me dá lágrimas nos olhos ao ver o por-do-sol atravessar as pontes. quanto aos jovens, a maioria das descobertas são feitas por estudantes da invicta e se vamos falar de estudantes sem miolos, eles existem em todo o lado. por isso, o porto ganha claramente, a´te porque somos 3 contra 2... ehehhe

10:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

OS PORCOS E AS PORCAS DETE PAIS

7:09 AM  

Post a Comment

<< Home