
Uma verdadeira obra de arte visual e musical... PULSE
Como devem já saber Vossas Excelências o Zé do Telhado é um apaixonado pelo fenómeno MÚSICA! Apesar da vida andar fodida como tudo, ou seja, o dinheiro não abunda por aí fora, é quase todo contadinho até ao fim do mês, eu lá arranjo sempre uns cobrezitos para gastar em CD's ou DVD's cujo conteúdo me chame, obviamente, à atenção. Sim, porque quando se trata de alguma banda que me agrade muito eu não quero cá nada de piratarias, quero tudo original... ehehehehe. Pois bem, chega de conversa fiada. Este fim-de-semana fui às compras, pelo que resolvi adquirir um DVD que há muito mantinha debaixo de olho. Um produto de uma das melhores bandas de sempre, pelo menos na minha modesta opinião, e cujos fãs há muito já pediam um registo vídeo do calibre e qualidade deste. Falo-vos dos Pink Floyd e do recentemente lançado PULSE. Um trabalho que já havia sido lançado pela banda em 1994, na altura apenas em CD (o qual eu comprei na altura e considero um dos melhores investimentos feitos em música, por mim, até hoje, pois é dos melhores albuns ao vivo que ouvi até aos dias de hoje), o qual retratada a mítica digressão Division Bell, que nesse ano a banda levou a cabo pela Europa e América do Norte. Pois bem, passados 12 anos a banda liderada por David Gilmour, Nick Mason e Richard Whright decidiu converter PULSE em DVD. Uma aposta ganha, pois para além da fabulosa música dos Floyd o espectador pode ainda deliciar-se visualmente com o espectáculo do concerto gravado no Earl's Court de Londres (um dos 14 concertos com lotação completamente esgotada dados na altura na capital inglesa) .
Um cenário gigantesco (tipíco dos Pink Floyd) mergulhado num imenso jogo de raios lazer que inundam por completo a sala londrina, o qual mais parece uma gigantesca nave espacial que acaba de chegar à terra. De facto, os concertos dos Floyd são simplesmente galáticos em termos visuais, eu sempre achei isso. E PULSE dá-nos - quase - todas as grandes malhas dos Floyd ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira, desde a longa (mais de 12 minutos) e deslumbrante "Shine on Your Crazy Diamond", passando por "Take it Back" (fantástica), "Learn To Fly", "Sorrow" (das malhas mais poderosas que ouvi até hoje), "Confortably Numb", "Time", e claro a mítica e maravilhosa "Wish You Were Here". Este DVD está dividido em dois discos, um com a primeira parte do concerto de Londres, a qual contempla sobretudo os êxitos do último album de originais da banda, precisamente Division Bell , e o disco 2 apresenta a segunda parte do concerto, composto essencialmente pelo assombroso, no bom sentido, album Dark Side of the Moon. Como em todos os DVD's este também tem uns extrazitos, desde vídeos, entrevistas sobre a digressão, mapas da digressão, etc.
Fiquei deslumbrado com PULSE. Uma obra de arte do caralhão (imperdoável não ser contemplada), o que me faz ter vontade de não querer morrer sem primeiro assistir a um gig dos grandes Pink Floyd. Aliás, depois de já ter visto ao vivo e a cores U2 (duas vezes) e Rolling Stones só me falta mesmo ver um gig dos Floyd e outro dos Coldplay... ehehehehehe. Há-de chegar a altura, há-de chegar.